Metodologias de educação corporativa: possibilidades, limites e propostas

Teresa Gláucia Gurgel Gabriele Costa

Resumo


Este estudo insere-se no campo de investigação sobre gestão de pessoas e visa tecer considerações sobre possibilidades e limites das metodologias de educação corporativa, especificamente a metodologia de educação à distância (EAD) e a metodologia vivencial. Utilizou-se da metodologia da pesquisa bibliográfica sustentadas no referencial teórico proposto por Bíscaro (1994), Boog (2001) alem de Kannane e Ortigoso (2001). Evidenciaram-se como possibilidades da EAD, a redução da segregação educacional, agilidade no atendimento às metas organizacionais, compartilhamento do conhecimento e maior integração entre os membros da organização. Quanto à metodologia vivencial constatou-se o desenvolvimento integral do ser e a auto-expressão da personalidade dos colaboradores. São limites da primeira: a adequação dos suportes tecnológicos ao desenvolvimento dos conteúdos, a gestão do tempo para a realização dos cursos e a motivação. A necessidade de amplo conhecimento sobre psicodinâmica, psicopatologia, do público-alvo e maior tempo na consecução dos cursos são limites da metodologia vivencial. 


Palavras-chave


Educação corporativa; Educação à distância; Educação vivencial; Gestão de pessoas

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ISSN 2448-1270