Autoria docente dos licenciandos em pedagogia da UECE no contexto da cibercultura

Nayara dos Santos Chagas, Tatiana Paz

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como os licenciandos em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) estruturam suas metodologias de ensino com base no contexto da cibercultura. O estudo trata sobre os avanços tecnológicos e novas perspectivas para o fazer pedagógico com práticas de autoria. O referencial teórico utilizado neste trabalho monográfico considerou os estudos dos seguintes pesquisadores: Lemos (2002), Lévy (1999), Araújo, Silva e Souza (2011), Silva (2014), Santos (2002), Demo (2010), Kenski (2003), dentre outros. Como percurso metodológico, optamos por uma abordagem de cunho qualitativo e, como procedimento técnico, o presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso. A pesquisa contou com quatro participantes licenciandos do curso de Pedagogia da UECE. Para coleta de dados nessa investigação utilizamos como instrumentos roteiros de observação e entrevista. A análise dos dados destacou a maneira como os sujeitos construíram suas metodologias de ensino, apropriando-se dos elementos da cibercultura. Dessa forma, constatamos que os licenciandos se utilizam da criatividade e protagonismo para efetuar a aula elaborada por eles, superando, assim, modelos tradicionais de ensino utilizados na prática pedagógica. Além disso, a pesquisa denotou que os licenciandos primaram por práticas dialógicas, libertadoras e estimuladoras do senso crítico.


Palavras-chave


Cibercultura; Docência; Autoria

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ISSN 2448-1270