Perfil socioeconômico dos discentes 2016: curso de Auxiliar de Laboratório em Análises Clínicas (ALAC) em uma Escola Técnica de Fortaleza-CE, Brasil

Antônio Juscelino Sudário Sousa, Jordânia Oliveira Costa, Maria Eliane da Silva Correia, José Ednésio Cruz Freire

Resumo


O surgimento do técnico em análises clínicas está diretamente relacionado
aos laboratórios de diagnóstico. Estes profissionais são regulamentados
pelo artigo 14 da lei número 3.820, de 11 de novembro de 1960.
O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil socioeconômico dos alunos
concluintes do curso de ALAC, assim como investigar suas perspectivas
diante do mercado de trabalho. A amostra estudada foi constituída por
60 estudantes do curso de formação de ALAC de uma escola profissionalizante
de Fortaleza – CE, e cada participante recebeu um questionário
semiestruturado, contendo 11 perguntas. Foi verificado que a maior
parte da amostra estudada era constituída por mulheres (85,0%); 48,3%
dos participantes do estudo situam-se na faixa etária entre 21-25 anos, a
maioria dos discentes ingressaram no curso por vontade própria e consideram-
se satisfeitos com o curso. O perfil socioeconômico desses futuros
profissionais apresenta-se com predomínio no gênero feminino, com finalidade
em setores de hematologia, bioquímica e de microbiologia.


Palavras-chave


Recursos humanos em análises clínicas; Auxiliares de análises clínicas; Profissional da saúde

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Direitos autorais 2017 Antônio Juscelino Sudário Sousa, Jordânia Oliveira Costa, Maria Eliane da Silva Correia, José Ednésio Cruz Freire

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ISSN 2448-1270