Avaliação psicológica e contextos de atuação: possibilidades na relação teoria e prática

Larissa Façanha Mattos Dourado, Rafael Sousa Silva

Resumo


O objetivo desse artigo é articular alguns dos contextos em que se faz uso da avaliação psicológica, considerando seu caráter científico, investigativo e interdisciplinar. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e percebeu-se pouca produção científica no que tange a apresentar este viés da atuação da avaliação psicológica de forma mais articulada nos diversos contextos práticos da psicologia. Serão considerados os contextos saúde, escolar, trânsito, jurídico, organizacional e orientação profissional. Como resultados, o artigo apresenta uma contextualização destes campos da psicologia nos quais se fazem necessários o conhecimento científico de avaliação psicológica, bem como diversidade de instrumentos e estratégias de avaliar os fenômenos psicológicos, considerando os desafios e possibilidades de cada um destes. Este estudo sensibiliza a necessidade de melhor aprofundamento dos psicólogos para fortalecer a sua formação para a necessidade de valorizar, respeitar e desenvolver estudos teóricos e relatos de práticas fundamentadas na ciência da psicologia.


Palavras-chave


Avaliação psicológica; Contextos; Instrumentos psicológicos

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ISSN 2448-1270