Andragogia: saberes docentes na educação de adultos

José Ricardo Carvalho

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar a teoria andragógica e sua importância na prática docente universitária. A andragogia é a arte e a ciência de orientar adultos a aprender. Diferentemente da pedagogia, que é a arte e a ciência de ensinar crianças, a teoria andragógica está voltada para a aprendizagem dos adultos, percebendo e valorizando as peculiaridades desse processo na fase adulta. Conhecer o conceito, os princípios e a metodologia andragógica no espaço acadêmico é de fundamental importância para o incremento na prática docente universitária. Para a realização desse trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliografia feita por meio da leitura e seleção de material bibliográfico, consultas a sites especializados, bem como a analise e síntese dos textos consultados de autores como Knowles (2011), Paulo Freire (1997), Lindeman (1926), Deaquino (2007), Litto (2009) dentre outros. A apropriação dos conhecimentos da teoria Andragógica possibilita ao professor universitário ter uma prática docente adaptada às necessidades de aprendizagem dos estudantes adultos, de acordo com suas experiências, aptidões e interesses.


Palavras-chave


Andragogia; Prática docente; Universidade

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ISSN 2448-1270