Transtornos bucais: diagnóstico em diferentes espaços na perspectiva de professores

N’ghalna da Silva, Davide Carlos Joaquim, Francisco Cezanildo da Silva Benedito, Emanuel Alasan Tchentchelam, Fernando Pereira, Ana Caroline Rocha de Melo Leite

Resumo


Objetivou-se com esse trabalho identificar os problemas de saúde bucal observados pelos professores nos ambientes escolar, familiar e comunitário, bem como suas possíveis causas. Foi realizado estudo descritivo e qualitativo, em uma escola de educação infantil. Foi aplicado um questionário aos professores, contendo perguntas relacionadas aos problemas de saúde bucal observados na escola, família e comunidade, bem como possíveis causas. A análise foi feita pela técnica de Análise de Conteúdo. No meio familiar, cárie, falta de procura por atendimento odontológico e alimentação inadequada foram problemas apontados. Na comunidade, os transtornos compreenderam falta de conhecimento, cárie, halitose, gengivite e perda dentária. Na escola, além dos já indicados, foram mencionadas ainda baixa frequência e técnica incorreta de escovação. Como fatores determinantes, foram citadas situação econômica e escassez de práticas relacionadas à saúde oral. Concluiu-se que é necessária implementação de estratégias que visem melhoria das condições de saúde bucal e qualidade de vida da população.


Palavras-chave


Saúde bucal; Professor; Enfermagem; Pré-escolar

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Direitos autorais 2018 N’ghalna da Silva, Davide Carlos Joaquim, Francisco Cezanildo da Silva Benedito, Emanuel Alasan Tchentchelam, Fernando Pereira, Ana Caroline Rocha de Melo Leite

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ISSN 2448-1270