Educação Física na educação infantil e suas possibilidades no contexto escolar

Marcos Kayro Lopes Pontes, Antonio Klingem, Júlia Ribeiro, Laércio Jhonathan, Luiz Torres, Roberta Oliveira

Resumo


Esta pesquisa justifica-se porque, a partir de algumas experiências profissionais, foi observada a presença da Educação Física na educação infantil. Diante disso, surgiu a inquietação de utilizar a temática como objeto de estudo, bem como por ter aproximação com a temática envolvida. O principal objetivo do estudo é apresentar as contribuições da Educação Física na Educação Infantil quanto ao desenvolvimento integral dos indivíduos. O estudo tem caráter bibliográfico, pois utiliza apenas referenciais teóricos para fundamentar e responder as questões investigativas. Como principais resultados pôde-se perceber as contribuições do movimento, bem como da Educação Física, para o desenvolvimento infantil, pois utilizando os jogos e brincadeiras como estratégias educacionais potencializam a práxis docente, como também a ampliação do repertório comunicativo, motor, afetivo, cognitivo e social. Diante disso, considera-se que a Educação Física contribui de maneira significativa para o desenvolvimento infantil quando trabalhada de forma contextualizada, envolvendo o movimento como estratégia de aprendizagem efetiva.


Palavras-chave


Educação Física; Educação Infantil; Movimento

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Direitos autorais 2018 Marcos Kayro Lopes Pontes, Antonio Klingem, Júlia Ribeiro, Laércio Jhonathan, Luiz Torres, Roberta Oliveira

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270