O conceito de resiliência psicológica entre estudantes e profissionais de psicologia

Maria Victória Fernandes Gomes, Thayline Sandy Fonteles Silva, Teresa Gláucia Gabriele Gurgel Costa

Resumo


Introdução: O termo resiliência é amplamente utilizado, especialmente na literatura de autoajuda. Resiliência é um fenômeno complexo, que abrange diferentes conceitos, o que dificulta a compreensão e explicação desse processo, pois este geralmente está associado a outras questões como fatores de proteção, de risco, superação, adaptação. Objetivo: Analisar como estudantes e profissionais de psicologia definem resiliência psicológica. Métodos: Pesquisa de campo exploratória, descritiva, quantitativa, com 107 participantes. Utilizou-se formulário online, com nove questões fechadas, após assinatura do TCLE também online, enviado por meio das redes sociais durante três dias. A análise deu-se por meio do programa Excel. Esta pesquisa foi submetida ao CEP da Unifametro e aprovada sob o CAAE: 39032920.0.0000.5618. Resultados: 52,9% entendem resiliência psicológica como um processo complexo de adaptação e flexibilidade do ser humano frente às adversidades enquanto 45,1% entendem resiliência psicológica como uma habilidade para ressurgir diante das adversidades, superar-se e desenvolver-se para uma vida significativa e produtiva. 60,4% responderam que não era uma característica inata, mas sim algo que poderia ser desenvolvido durante à vida. 71,7% afirmam “não serem somente fatores individuais, nem somente coletivos, mas sim algo dinâmico, que envolve a presença de outro humano que dê suporte aquele que sofre”; 7,5% que se desenvolve por meio de “fatores individuais, pois o indivíduo encontra forças dentro de si para superar as adversidades”. Conclusão: O conhecimento dos respondentes sobre resiliência psicológica está de acordo com o dos autores da área de psicologia, podendo ser definida como adaptação e superação das dificuldades durante a vida.

Palavras-chave


Resiliência; Resiliência psicológica; Psicologia

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ISSN 2448-1270