A contribuição da educação popular no trabalho social com famílias no âmbito do SUAS

Marinelsa Nunes de Sousa Silva, Leiriane de Araújo Silva

Resumo


O presente artigo trata-se de um estudo teórico que busca identificar a contribuição da Educação popular no trabalho social com famílias no âmbito do SUAS. Consiste em uma pesquisa bibliográfica fundamentada na literatura acerca da temática, além de conter uma pesquisa documental, pois utilizou-se de documentos e normativas que compõem a política de Assistência Social, na qual está inserido o trabalho social com famílias, uma das categorias discutidas no estudo. Por fim, o artigo indica que a principal contribuição que a Educação popular pode trazer para o trabalho social com famílias é a possibilidade de colocar no centro da atenção da política os sujeitos relegados socialmente e fazer com que eles reflitam sobre a realidade em que estão inseridos, para que venham a desenvolver estratégias que possam transformá-la, através desse método que realiza um trabalho fundamentado num processo educativo não formal.

Palavras-chave


Educação popular; Trabalho social com famílias; Emancipação; Autonomia

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ISSN 2448-1270