GRUPO REFLEXIVO COM UM CENTRO ACADÊMICO DE UM CURSO DA SAÚDE NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Ana Claudia Pereira Muniz Cardozo, Fernando Kimura, Mariana Eleonora Behr Nunes, Osmar Lopes da Cunha, Jeferson Rodrigues

Resumo


O presente relato de experiência teve como objetivo desenvolver uma reflexão a partir do funcionamento de grupo com um Centro Acadêmico de um Curso da Saúde de uma  Universidade Publica do sul do Brasil. O método consistiu em relato de experiência sobre intervenções a partir da estratégia de Grupos de Reflexão. Foram realizados quatro encontros via remota. A intervenção foi realizada por estudantes de psicologia vinculados a disciplina de socioeducacional e supervisionados por docente. Os resultados constaram de aprofundamento sobre a demanda de comunicação universitária e respectivas estratégias para ampliar recursos para lidar melhor com essa temática. As considerações finais referem que as intervenções realizadas consolidaram as competências clínico-pedagógicas, pautadas na ética, proposta pela unidade de aprendizagem.


Palavras-chave


Psicologia; Educação; Grupo Reflexivo; Enfermagem; Universidade.

Texto completo:

PDF

Referências


CORONEL, L. Grupos de Reflexão. In: Osorio, L; Zimerman, D. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1977. p. 345-349.

MINUTOS Psíquicos, Agressivo, passivo ou assertivo? [S. l.: s. n.], 2014. (4:55 min). Publicado pelo canal Minutos Psíquicos. Disponível em: https://youtu.be/rd1mCZVNnxE. Acesso em: 20 nov. 2021.

SARLO, R. S.; BRÊTAS, A. C. P. A participação política de graduandos(as) de enfermagem. Online Brazilian Journal of Nursing [s.l.], v. 6, [s. n.], p.32-41, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361453973005. Acesso em: 14 out. 2021.

SOUSA, J. A. et al. Formação política na graduação em enfermagem: o movimento estudantil em defesa do SUS. Saúde em Debate, Rio de Janeiro [online]. v. 43, n. spe5, p. 312-321, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042019S525. Acesso em: 14 out. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Ana Claudia Pereira Muniz Cardozo, Fernando Kimura, Jeferson Rodrigues, Mariana Eleonora Behr Nunes, Osmar Lopes da Cunha

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270