EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELOS GESTORES

Carolline Delfino Sanches, Vanessa Vanessa Moraes Abdala Guarda

Resumo


O estudo tem por objetivo, discutir estratégias e ações que auxiliem os gestores a superarem os entraves da educação inclusiva. Para isso, foi utilizado o método qualitativo, a partir da revisão sistemática de literatura, sendo organizado por pré análise e análise. A investigação trouxe por resultado, uma grande indagação sobre o nível de conhecimento das unidades escolares para exercerem um trabalho que compreenda a individualidade e dificuldade dos educandos, além do enfoque na qualidade dos cursos superiores em pedagogia, quando se trata das instruções e subsídios necessários para uma formação docente que contemple a diversidade. Contudo, concluiu-se que os gestores exercem, dentre as suas atribuições, funções que podem contribuir com o rompimento das barreiras contidas na educação inclusiva, podendo assim, delinear ações individuais e coletivas para melhorar as condições de acesso igualitário, tendo em vista a realidade escolar e a extinção de práticas educativas com focos hegemônicos e excludentes.


Palavras-chave


Inclusão Escolar; Gestão Escolar; Formação Docente.

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