Plataforma virtual Kahoot! como ferramenta de ensino na monitoria acadêmica de anatomia palpatória: relato de experiência

João Gabriel Barroso Carvalho, Larisse Santos Nascimento, Ingrid Monique Santos Goes, Francisco Douglas do Nascimento de Sousa, Denise Moreira Lima Lobo

Resumo


Introdução: A monitoria acadêmica objetiva a ampliação de aprendizado entre aluno e monitor. As metodologias ativas são ferramentas muito exploradas durante as monitorias, pois têm como benefício a interação entre monitores e alunos e a construção do conhecimento acadêmico, dentre elas a ferramenta Kahoot!. Objetivo: Relatar a experiência dos monitores perante a utilização da plataforma virtual Kahoot! como ferramenta de ensino na monitoria acadêmica da disciplina de Anatomia Palpatória. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência acadêmica de quatro monitores da disciplina de Anatomia Palpatória do curso de graduação em Fisioterapia, do Centro Universitário Fametro (Unifametro), no período de março a junho de 2023. Resultados: Foram elaborados jogos na plataforma Kahoot! com perguntas do tipo múltipla escolha e verdadeiro ou falso. As vantagens dessa ferramenta incluem a não obrigatoriedade de ter uma conta na plataforma, a possibilidade de estimular a participação ativa do aluno e promover maior interação social. Entretanto, falhas na conexão de internet e a utilização do celular para outros fins durante a monitoria podem ser um fator limitante. Adicionalmente, a elaboração das perguntas permitiu que os monitores adquirissem conhecimento mais aprofundado dos conteúdos da disciplina, assim como o desenvolvesse a oratória, postura e trabalho em equipe. Conclusão: O Kahoot! é uma ferramenta útil para a monitoria acadêmica da disciplina de Anatomia Palpatória, pois possibilita que o conteúdo seja abordado de forma lúdica. Além disso, contribui de forma positiva na formação acadêmica do monitor.

Palavras-chave


Anatomia palpatória; Jogos digitais; Monitoria

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 João Gabriel Barroso Carvalho, Larisse Santos Nascimento, Ingrid Monique Santos Goes, Francisco Douglas do Nascimento de Sousa, Denise Moreira Lima Lobo

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270