VIVÊNCIA ACADÊMICA NO PROJETO DE EXTENSÃO CLÍNICA DA DOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Larisse Santos Nascimento, João Aloisio Aguiar Batista, Naiana Gonçalves Bittencourt Vieira, Rinna Rocha Lopes

Resumo


Introdução: O Projeto de Extensão Universitária tem como propósito ampliar a vivência na graduação, visando ao aperfeiçoamento da prática clínica e ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e destrezas profissionais. Além disso, busca promover a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas teóricas. Esse projeto também estabelece uma conexão entre a instituição de ensino e a comunidade, uma vez que as atividades são direcionadas ao público externo. Assim, contribui para uma formação acadêmica mais abrangente, ampliando a visão dos discentes sobre sua futura atuação profissional. Objetivo: Relatar a vivência dos discentes no Projeto de Extensão Clínica da Dor em uma Instituição de Ensino Superior. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, no qual dois estudantes de graduação em fisioterapia realizaram atendimentos na Clínica Integrada de Saúde do Centro Universitário Fametro (Unifametro), em Fortaleza, CE, entre março e junho de 2024. O projeto teve como foco a reabilitação de pacientes com condições reumatológicas, incluindo fibromialgia, artrose, artrite e espondilite anquilosante. Os atendimentos ocorreram duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, com duração de 45 minutos cada sessão, sendo fundamentais para o aprimoramento das habilidades acadêmicas dos discentes. Durante o processo, foi realizada uma avaliação completa de cada paciente, a fim de possibilitar a tomada de decisões adequadas quanto ao protocolo de tratamento, visando a melhora dos sintomas e o diagnóstico cinético-funcional. Resultados e Discussão: A participação no projeto de extensão Clínica da Dor inicialmente representou um desafio para os discentes, pois foi o primeiro contato com pacientes, o que gerou dúvidas e nervosismo durante os primeiros atendimentos. No entanto, à medida que o tempo avançou, o apoio das docentes, que orientaram e incentivaram os acadêmicos, aliado à evolução clínica dos pacientes e ao fortalecimento da relação terapeuta-paciente, resultou em um aumento significativo na confiança e na autonomia dos discentes. Esse processo permitiu uma melhor aplicabilidade das técnicas aprendidas durante o curso. Além disso, os acadêmicos puderam aprimorar suas habilidades de comunicação interpessoal, desenvolver competências manuais, adotar uma postura profissional mais assertiva e cultivar a criatividade, bem como uma maior motivação profissional ao observar a significativa evolução das pacientes. Essa evolução manifestou-se no aumento da funcionalidade, na diminuição da dor e na mudança na abordagem em relação à patologia, impulsionada pela conscientização e pela educação em saúde. Considerações finais: Conclui-se que a participação no projeto de extensão Clínica da dor representou uma vivência acadêmica valiosa e significativa. Os discentes tiveram a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos e técnicas adquiridos, o que lhes proporcionou experiência e segurança na área, além de ampliar seus conhecimentos e aprimorar o raciocínio clínico para o planejamento e condução do tratamento.


Palavras-chave


Fisioterapia; Projeto de Extensão; Doenças Reumáticas.

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Referências


SÁ, M, A. Importância do projeto de extensão e o impacto que ele tem no processo formativo


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ISSN 2448-1270