A atuação dos acadêmicos do curso de educação física da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro): contextos e práticas

Tony Carlos Cardoso Silva, Luiz Torres Raposo Neto

Resumo


O objetivo deste artigo é descobrir o perfil profissional e prático de atuação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da FAMETRO, tendo como aporte científico os documentos do Sistema CONFEF e artigos com essa temática, na perspectiva de que a regulamentação, os campos de intervenção do profissional de Educação Física e as mudanças no mundo do trabalho que acontecem com a crise capital podem implicar em novas formas de atuação no mercado da Educação Física, que, possivelmente por motivos de sobrevivência, o “profissional” acaba por submeter-se a qualquer tipo de trabalho. A metodologia utilizada foi através de estudos bibliográficos e documentais com aplicação de questionário estruturado com abordagem quantitativa. Os resultados obtidos neste estudo concluem que uma parcela considerável de acadêmicos do curso de licenciatura está inserida precocemente no mercado de trabalho do meio não-escolar, configurando-se nesse sentido a ideologia da empregabilidade por meio de sua precarização.


Palavras-chave


Acadêmicos; Precarização do trabalho; Educação física; Regulamentação da profissão

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ISSN 2448-1270