A abordagem da poesia nos livros didáticos de português

Daniel Oliveira Vieira

Resumo


A poesia aparece frequentemente nos livros didáticos. E apesar de constante, a sua abordagem, muitas vezes, é equivocada e limitada devido, certamente, as suas particularidades, pois esse tipo de texto requer mais atenção aos recursos de produção do que outros. De acordo com William Roberto Cereja, diferentes aspectos envolvem o trabalho de análise da poesia, como o hábito e a valorização da leitura, a formação dos professores e sua concepção de leitura, as práticas e o tipo de ensino da literatura e ainda os livros paradidáticos escolhidos pelas escolas. Partindo dessa inquietação, busca-se com esse estudo contribuir para uma análise mais abrangente desse gênero no livro didático, como o contexto de produção, as referências, a articulação das palavras e a intencionalidade, por exemplo, expondo a sua estrutura, as suas características e destacando a sua importância para a formação do leitor e analisando também o meio pelo qual ele é transmitido, o Livro Didático de Português – LDP. Vários pesquisadores têm como tema dos seus estudos questões inerentes à leitura e o trabalho com a poesia. Bakhtin, Marcuschi, Gebara e Bamberger e os PCN’s atuaram como aporte teórico dessa pesquisa para apontar os principais equívocos na abordagem da poesia no LDP. A análise teve como foco três poesias de um manual didático. Por conseguinte, busca-se ainda sugerir estratégias e métodos de análise e de abordagem que despertem a atenção dos leitores para o estudo e para a importância das poesias.


Palavras-chave


Poesia; Abordagem; Análise; Livro didático

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ISSN 2448-1270