Avaliação psicológica: ferramenta para adaptação e desempenho acadêmico no ensino superior privado

Teresa Gláucia Gurgel Gabriele Costa

Resumo


Este estudo tem por objetivo apresentar as possibilidades do uso da avaliação psicológica como ferramenta para a adaptação e desempenho do aluno do ensino superior em IES particulares. Realizou-se pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória. Valeu-se como base de dados a BVS e a SCIELO, utilizando-se os descritores contidos no DeCS-BVS. Os resultados indicam o uso da avaliação psicológica na investigação acerca da motivação dos estudantes, de suas habilidades sociais, de suas vivências acadêmicas e de sua integração, sendo esses construtos determinantes na adaptação e desempenho acadêmicos.


Palavras-chave


Ensino Superior; Avaliação psicológica; Adaptação; Desempenho acadêmico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Teresa Gláucia Gurgel Gabriele Costa

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270