Conhecimento e percepção da realidade em saúde bucal de pré-escolares na perspectiva de professoras

Francisco Cezanildo da Silva Benedito, Ana Gesselena da Silva Farias, Rolanda Domingos Mussane, Wilsa Kaina Managem Fernandes Uhatela, Ana Caroline Rocha de Melo Leite

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento de
saúde oral de professoras de uma escola de ensino infantil, bem como
identificar e caracterizar os problemas de saúde bucal observados por
elas no ambiente escolar, incluindo possíveis causas e soluções. Foi realizado
um estudo prospectivo e descritivo, de abordagem quantitativa e
qualitativa, o qual utilizou a aplicação de um questionário e a técnica de
Análise de Conteúdo. A partir da análise, foram obtidas três categorias
e oito subcategorias. Patologias orais, ausência de visitas periódicas ao
cirurgião-dentista, dieta cariogênica, escovação inadequada e educação
em saúde foram alguns dos temas abordados nos discursos. Concluiu-se
que as professoras conhecem as doenças da cavidade oral e os transtornos
bucais vivenciados pelos pré-escolares, sendo capazes de mencionar
os fatores desencadeadores e as condutas a serem realizadas para a sua
resolução e prevenção.


Palavras-chave


Saúde bucal; Conhecimento; Percepção; Docentes; Pré-escolar

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Direitos autorais 2017 Francisco Cezanildo da Silva Benedito, Ana Gesselena da Silva Farias, Rolanda Domingos Mussane, Wilsa Kaina Managem Fernandes Uhatela, Ana Caroline Rocha de Melo Leite

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ISSN 2448-1270