Percepção de professores quanto à aplicabilidade das ações de educação em saúde bucal

Juliana Costa Rodrigues, Tamila Brenda Pinto de Sousa, Davide Carlos Joaquim, Francisco Cezanildo Silva Benedito, Gabriela Silva Cruz, Ana Caroline Rocha de Melo Leite

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicabilidade das ações de Educação em Saúde Bucal com pré-escolares, segundo percepção de professores, realizadas por acadêmicos de Enfermagem, em escola de educação infantil. Foi conduzido estudo qualitativo, no qual professoras de uma escola de educação infantil foram questionadas quanto à aplicabilidade das ações de Educação em Saúde. As repostas obtidas foram analisadas pelo método de Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram três categorias, a saber: repercussão da Educação em Saúde para a saúde bucal e geral das crianças; aprendizagem do professor quanto às ações de Educação em Saúde e reflexo da Educação em Saúde no cotidiano dos pré-escolares. Apesar da objetividade encontrada nas respostas, ficou evidente que os professores conseguiram absorver as temáticas abordadas nas ações educativas, além de conceberem a sua aplicabilidade na saúde bucal e geral das crianças e no seu aprendizado, bem como seu reflexo no cotidiano dos pré-escolares.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Saúde bucal; Docentes; Estudantes de enfermagem; Pré-escolar

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Direitos autorais 2017 Juliana Costa Rodrigues, Tamila Brenda Pinto de Sousa, Davide Carlos Joaquim, Francisco Cezanildo Silva Benedito, Gabriela Silva Cruz, Ana Caroline Rocha de Melo Leite

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270