Uso de mídias sociais como recurso didático: experiência na monitoria de processo de cuidar da saúde da mulher

Reginaldo Mendes Justino, Rita Tassiane da Silva Morais, Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

Resumo


O uso de tecnologias no ambiente educacional tem se mostrado um importante atrativo para a adesão dos acadêmicos no processo ensino-aprendizagem. O estudo objetivou relatar a experiência vivenciada por monitores da disciplina Processo de Cuidar da Saúde da Mulher do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior ao utilizar um aplicativo multiplataforma de mensagens de texto e voz como apoio à monitoria virtual. A experiência foi descrita com ilustrações dos momentos mais instigantes da monitoria, demonstrando a relevância do uso do aplicativo. As monitorias aconteceram com uso do aplicativo em momentos nos quais não foram possíveis os encontros presenciais, associando estratégias de aprendizado a vínculos mútuos, como discussão de casos de acordo com o conteúdo abordado, resolução de questionário e esclarecimento de dúvidas. Analisou-se que é possível aproveitar as inúmeras ferramentas das mídias sociais para mostrar que além de bate – papos e conversas informais, as mídias podem se transformar em ambientes educativos gerando conhecimentos, discussão de conteúdos e compartilhamento de saberes. As monitorias online desenvolvem círculos sociais por um interesse em comum, deixando sempre os alunos bem informados, fornecendo assim um ambiente colaborativo de troca de conteúdos facilitando o aprendizado dos mesmos.


Palavras-chave


Tecnologia; Ensino; Saúde da mulher; Enfermagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Reginaldo Mendes Justino, Rita Tassiane da Silva Morais, Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270