Avaliação das ações educativas em saúde bucal com pré-escolares pela perspectiva de professores

N’ghalna da Silva, Davide Carlos Joaquim, Francisco Cezanildo Silva Benedito, Tamila Brenda Pinto de Sousa, Mirinda Fernando Cana Ie, Wilsa Kaina Managem Fernandes Uhatela, Ana Caroline Rocha de Melo Leite

Resumo


O estudo objetivou analisar a contribuição de ações educativas em saúde bucal, desenvolvidas por acadêmicos de Enfermagem, com pré-escolares, sob a perspectiva dos professores. Trata-se de estudo descritivo e qualitativo, conduzido com professores de educação infantil. Após aplicação do TCLE, as ações educativas com as crianças foram avaliadas pelos professores, por meio de questionário. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. As contribuições para a saúde bucal e geral das crianças envolveram desde o estímulo à prática de hábitos de higiene a mudanças de hábito alimentar e disseminação de informações. As estratégias para melhoria das ações compreenderam a instituição de atividades lúdicas, realização de roda de conversa e desenvolvimento de ações mais voltadas à atenção da criança. Conclui-se que as ações educativas em saúde bucal poderão contribuir para manutenção e estabelecimento da saúde bucal e geral das crianças, inclusive com repercussão no âmbito familiar.


Palavras-chave


Saúde Bucal; Educação em saúde; Estudantes de enfermagem; Educação infantil

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Direitos autorais 2019 N’ghalna da Silva, Davide Carlos Joaquim, Francisco Cezanildo Silva Benedito, Tamila Brenda Pinto de Sousa, Mirinda Fernando Cana Ie, Wilsa Kaina Managem Fernandes Uhatela, Ana Caroline Rocha de Melo Leite

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270