EDUCADOR HUMANIZADOR NO NOVO ENSINO MÉDIO: ENTRE HEGEMONIA E RESISTÊNCIA

Alessandra Nascimento Braga, Carlos Alberto Brito da Silva Jr, Aline Nascimento Braga, Maria Gilvania da Silva Alves, Vicente Ferrer Pureza Aleixo, Lelio Favacho Braga

Resumo


RESUMO: 

Este ensaio teórico e bibliográfico reflete sobre o papel social do educador humanizador no Novo Ensino Médio, examinando como o processo formativo humanizador, que considera necessidades, desejos e escolhas dos alunos, influencia o desenvolvimento integral dos estudantes. Defende-se a transformação da sala de aula em um espaço de comunicação ativa, onde o professor promova valores éticos, políticos e sociais. A análise aborda concepções hegemônicas, que reforçam normas do sistema educacional tradicional, e contra-hegemônicas, que buscam transformá-las. Conclui-se que a reforma do Ensino Médio, ao priorizar interesses mercadológicos e prejudicar a formação crítica e ética dos estudantes, demanda políticas educacionais que promovam uma formação integral e emancipatória, resistindo à mercantilização do ensino.


 


Palavras-chave


Educador Humanizador; Formação Crítica; Novo Ensino Médio; Concepções Educacionais.

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