Oficina sobre plantas medicinais e fitoterápicos no dia internacional da mulher: um relato de experiência

Brenna Karoline Carneiro Souza, Herley Maciel de Holanda, Estefânia Araujo Braga, José Roberto da Silva Viana, Jefferson Kesley Melo Damasceno, Nívia Tavares Pessoa

Resumo


Introdução: A educação popular em saúde é uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS. A educação em saúde, como prática de promoção, está diretamente relacionada às políticas de saúde. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, integrada também à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, busca fomentar o uso seguro e eficaz de plantas medicinais e fitoterápicos. Ações de educação em saúde são capazes de promover saúde e, para plantas medicinais e fitoterápicos, definir mais uma opção terapêutica. Objetivo: Relatar a experiência da realização de uma oficina de plantas medicinais com um grupo de mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Métodos: Atividade realizada pelos alunos do projeto de extensão CIM, em uma escola municipal de fortaleza com mulheres através da realização de escalda pés e orientação sobre o uso correto de plantas medicinais. Resultados: O evento teve uma ótima participação e foi possível perceber um envolvimento das participantes, onde foi possível retirar dúvidas e realizar orientação individual além de estimular à promoção da saúde da população e trazer um ganho científico, também, aos acadêmicos participantes. Conclusão/Considerações finais: Diante da abordagem, pode ser percebido o interesse dos participantes em aprender o uso correto das plantas medicinais e a sua ação na vida da família.

Palavras-chave


Promoção da saúde; Educação em saúde; Fitoterapia; Plantas medicinais

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Direitos autorais 2020 Brenna Karoline Carneiro Souza, Herley Maciel de Holanda, Estefânia Araujo Braga, José Roberto da Silva Viana, Jefferson Kesley Melo Damasceno, Nívia Tavares Pessoa

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270