Postagens em rede social digital como meio de divulgação científica

Ruth Ribeiro Cunha, Camille Schneider, Emilly Silva Freire, Léa Dias Pimentel Gomes Vasconcelos, Cristiana Ferreira da Silva, Paulo Jorge de Oliveira Ferreira

Resumo


Introdução: Os avanços tecnológicos revolucionaram os meios de comunicação e o acesso democrático às tecnologias de informação e comunicação, facilitou as interações e relações sociais. As mídias sociais possibilitam a interatividade, a autonomia, a instantaneidade e o empoderamento dos cidadãos para opinaram livremente, assim tornam-se importantes ferramentas para a divulgação de conhecimentos científicos, contribuindo no ensino-aprendizagem de diversos assuntos. Objetivo: Descrever o desenvolvimento de tecnologias leves como posts em rede social digital, como meio de divulgação científica e refletir sobre a importância de atividades desse gênero na formação acadêmica de iniciantes científicas. Métodos: Estudo metodológico fruto de atividades formativas e estratégicas, ocorridas na vigência de 2020, do Projeto de Iniciação Científica à Saúde Materno-Infantil, através das seguintes etapas: pesquisa para embasamento teórico, elaboração textual da tecnologia, organização do layout do post educativo e divulgação em rede social digital. Resultados: Na elaboração do roteiro para criação da tecnologia, desenvolveu-se a habilidade de transposição da linguagem científica para linguagem coloquial do texto científico, para o entendimento do público geral, culminando na construção de postagens para rede social digital, com layouts simples, que trabalhassem com imagens que facilitassem a compreensão, estivessem associadas ao tema e tivessem uso de textos concisos. Conclusão/Considerações finais: A divulgação científica por meio de postagens em mídias sociais permite o compartilhamento de informações essenciais para a promoção de educação e saúde à população, assim como possibilita a difusão de dados de forma instantânea e de fácil acesso para todos.

Palavras-chave


Comunicação e divulgação científica; Tecnologia educacional; Enfermagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ruth Ribeiro Cunha, Camille Schneider, Emilly Silva Freire, Léa Dias Pimentel Gomes Vasconcelos, Cristiana Ferreira da Silva, Paulo Jorge de Oliveira Ferreira

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270