A discussão de casos clínicos microbianos por meio da ferramenta Prezi: aprendizagem baseada em problemas aliada ao uso de novas mídias audiovisuais

Lia Guedes Bravo, Germana Costa Paixão

Resumo


A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é uma metodologia de ensino que deve ser incentivada, pois possibilita a interrogação elaborativa e o autoaprendizado do aluno. O presente estudo descreve a discussão de casos clínicos microbianos, criados na ferramenta audiovisual Prezi, como instrumento hábil em PBL. Estudo descritivo, com casos clínicos microbianos aplicados entre julho e novembro de 2012 em uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza\CE. Foram elaborados 10 casos clínicos cujas apresentações no Prezi utilizaram roteiro de apresentação de dados não linear, clínica relevante e etapas de diagnóstico laboratorial. A proposta se revelou bom instrumento para ensino da Microbiologia com a metodologia PBL, já que reúne mídias sociais e audiovisuais, atraindo a atenção do discente e permitindo-lhe o autoaprendizado motivado. Conclui-se que o uso do programa Prezi para a confecção de casos clínicos permite um aprendizado diferenciado para o discente em formação sob a ótica da metodologia de PBL.


Palavras-chave


Aprendizagem baseada em problemas; Microbiologia; Prezi

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 REVISTA DIÁLOGOS ACADÊMICOS

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270