O bullying no ambiente escolar e sua incidência nas aulas de educação física

Genilson César Soares Bonfim, Jurandir Fernandes Cavalcante

Resumo


O intuito deste estudo é o de verificar a prática do bullying no contexto escolar e sua incidência nas aulas de educação física, buscando-se compreender e destacar os principais elementos que caracterizam o fenômeno bullying. Ao propor a investigação em uma escola particular em um bairro periférico na cidade de Fortaleza, buscou-se uma avaliação da prática do bullying em um ambiente de fragilidade social, e ao mesmo tempo, investigar suas causas e consequências no ambiente escolar, e em especial nas aulas de educação física. A realização do estudo envolveu diferentes etapas: revisão bibliográfica, observações dos participantes e aplicação de questionário aos estudantes do 5º, 6º e 7º anos dos turnos manhã e tarde. Evidenciou-se um cenário em que a violência é tratada como “comum”, principalmente a violência moral e psicológica. Na pesquisa fica clara a prática do bullying nos estudantes avaliados, já que sofreram bullying através de xingamento, apelidos ou boatos maldosos, em intensidades e maneiras diferentes. As considerações apontaram para a importância do aprofundamento das discussões sobre o conceito de bullying, relativizando a polarização vítima-agressor e ampliando o contexto de análise, com o entendimento de que os vínculos estabelecidos na escola, em especial professor-aluno, são elementos fundamentais a diminuição deste fenômeno em nossos escolares.


Palavras-chave


Educação física; Bullying; Violência; Escola

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