Projeto Sorriso Superior como ferramenta de metodologia ativa de estudo de caso: revisão integrativa e relato de experiência

Jandenilson Alves Brigido, Karla Geovanna Ribeiro Brigido

Resumo


Introdução: Dentre diversas metodologias ativas, destaca-se o Case-Based Learning, que é um método de estudo de caso, com objetivo principal de proporcionar que os discentes se envolvam em situações de avaliação de problemas reais. Objetivo: Investigar o uso da metodologia ativa de estudo de caso na educação superior em odontologia, além de relatar a aplicação dessa técnica no Projeto Sorriso Superior. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa em associação a um relato de experiência. Buscou-se estudos nas bases de dados MEDLINE, EbscoHost e BVS, a partir das palavras-chave: “Dental education”, “Case-based learning” e “Dentistry”, publicados no período entre 2016 e 2021, sendo selecionados nove artigos. O relato de experiência foi produzido a partir da utilização do método de estudo de caso no Projeto Sorriso Superior, que é uma pesquisa clínica, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, número do parecer: 4.803.046 e CAAE: 45845421.9.0000.5618, sendo desenvolvida por acadêmicos de odontologia devidamente treinados e calibrados pelos professores orientadores do projeto. Resultados: A metodologia de ensino-aprendizagem estudo de caso oportuniza a identificação e a aplicação do potencial de argumentação junto aos estudantes e refere-se tanto ao momento de construção do conhecimento como da síntese. Os alunos foram estimulados a montar os planos de tratamentos e as soluções propostas foram analisadas coletivamente, favorecendo o entendimento. Considerações finais: Diante do exposto, foi possível observar que o método de estudo de caso otimiza a capacidade de identificar dados relevantes para a tomada de decisão, bem como de análise crítica e reflexiva.


Palavras-chave


Estudo de caso; Metodologia ativa; Odontologia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Jandenilson Alves Brigido, Karla Geovanna Ribeiro Brigido

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270