Juventude e violência: percepções dos estudantes do curso de serviço social da Fametro

Ingrid Lorena da Silva Leite, Ana Marília dos Santos

Resumo


Para este artigo escolhemos analisar os dados produzidos por uma determinada turma do curso de Serviço Social da FAMETRO com a intenção de refletirmos sobre suas percepções acerca da relação entre juventude e violência na contemporaneidade. Para tanto, estamos utilizando métodos quantitativos e qualitativos, onde realizamos a aplicação de questionários com os estudantes do curso. Consideramos que o tema em destaque faz parte atualmente das discussões de rodas informais de conversas, bem como, das inquietações derivadas das políticas públicas no Brasil, da mídia e de outras tantas pesquisas e estudos. Diante disso, elaboramos um instrumental de caráter quantitativo capaz de provocar debates sobre a maneira como os estudantes de serviço social, futuros profissionais da assistência social compreendem esse fenômeno e a condição social dos jovens envolvidos em situações de violência. Ressaltamos que esses dados compõem um quadro analítico mais amplo que inclui todos os demais semestres do curso.


Palavras-chave


Violência; Juventude; Políticas públicas

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ISSN 2448-1270