TECNOLOGIAS PARA O DIMENSIONAMENTO DO QUADRO DE ENFERMAGEM EM HOSPITAIS

Wellington Alencar da Silva, Thereza Maria Magalhães Moreira, André Lima Sousa

Resumo


Introdução: O trabalho da enfermagem é um elemento essencial nos serviços hospitalares e as equipes de enfermagem representam uma grande parcela da força de trabalho e do custo de pessoal nos hospitais. Para realizar o dimensionamento, gestores de serviços de enfermagem utilizam diferentes tecnologias visando estabelecer padrões lógicos para a distribuição do quadro de pessoal. Estas tecnologias envolvem métodos, técnicas e ferramentas que fornecem maior clareza para os gestores de enfermagem decidirem sobre o volume necessário de profissionais para atender a demanda dos pacientes. Objetivo: O objetivo deste estudo foi mapear as tecnologias existentes para o dimensionamento de quadro de pessoal de enfermagem. Métodos: Como metodologia foi realizada uma revisão exploratória com análise comparativa entre as tecnologias utilizadas para dimensionamento de quadro de pessoal de enfermagem. A pesquisa utiliza a técnica PCC, formulando a seguinte pergunta problema: quais são as tecnologias existentes para dimensionamento de quadro de pessoal de enfermagem? Resultados: Esta pesquisa foi realizada na Lilacs via BVS, PubMed e ScienceDirect, onde inicialmente foi obtido um total de 73.008 estudos e foram incluídos 06 estudos nesta pesquisa. Considerações finais: Com a análise destes estudos foi possível identificar que não há uma forma única de realizar este dimensionamento, sendo necessário que haja um bom conhecimento operacional do gestor de enfermagem do serviço hospitalar para que possam ser estabelecidos os critérios mais adequados para o dimensionamento de quadro de enfermagem.


Palavras-chave


Dimensionamento de quadro; Dimensionamento de Enfermagem; Tecnologia para dimensionamento de quadro.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAS, K. Gestão de custos em organizações hospitalares. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) — Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2001. Disponível em:

. Acesso em: 10 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Introdução à Gestão de Custos em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em:

. Acesso em: 10 jul. 2023.

CAMURÇA, A. et al. Dimensionamento do quadro de pessoal de enfermagem na atenção básica no distrito de Cacau Pirêra, Amazonas. Arquivos de ciências da saúde da UNIPAR, Umuarama, p. 3582–3595, 2023. Disponível em:

. Acesso em 25 ago. 2023.

COFEN. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução COFEN 543/2017.

Atualiza e estabelece parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem.

Brasília, DF: COFEN, 2017. Disponível em: . Acesso em 15 jul. 2023.

DELFIM, L. A organização do trabalho, a carga de trabalho e o dimensionamento de pessoal de enfermagem em ambulatórios de quimioterapia em Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, 2021. Disponível em: . Acesso em 25 ago. 2023.

DUTRA, V.O. Administração de recursos no hospital. In: GONÇALVES, E. L. O hospital e a visão administrativa contemporânea. São Paulo (SP): Pioneira; 1983. p. 67-114.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conta-Satélite de

Saúde 2010-2019. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2022. Disponível em:

. Acesso em: 10 jul. 2023.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conta-Satélite de

Saúde 2010-2019 – Notas Técnicas. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2022. Disponível em:

. Acesso em: 10 jul. 2023.

PETERS, M.D.J., Godfrey, C., Mcinerney, P., Munn, Z., Tricco, A.C., & Khalil, H. (2020). Revisões de escopo (2020). In: Aromataris,E., &Munn Z (Editors). Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual (pp. 397-431). Adelaide:JBI.

PINHEIRO, A. et al. Carga de trabalho de enfermagem em sala de recuperação pós- anestésica: um estudo misto. Revista de Enfermagem. UFSM, Santa Maria, RS, 2019. Disponível em: . Acesso em 25 ago. 2023.

QUIÑONES, A. Desenvolvimento de ferramenta de dimensionamento das equipes de enfermagem para unidades de terapia intensiva. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em:

. Acesso em 25 ago. 2023.

SANTOS, P. et al. O olhar de enfermeiros assistenciais frente a implantação do programa Lean nas emergências hospitalares. Nursing, 2021. Disponível em:

. Acesso em 25 ago. 2023.

VANDRESEN, L. et al. Classificação de pacientes e dimensionamento de profissionais de enfermagem: contribuições de uma tecnologia de gestão. Revista Gaúcha de Enfermagem,

v. 39. 2018. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2023


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Wellington Alencar da Silva, Thereza Maria Magalhães Moreira, Thereza Maria Magalhães Moreira, André Lima Sousa, André Lima Sousa

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270