CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CLÍNICA INTEGRADA I: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Franciane Lima de Sousa, João Antônio da Silva Machado, Paula Ventura da Silveira, Nayane Cavalcante Ferreira

Resumo


Introdução: O projeto de monitoria é uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades e recursos, de forma a contribuir para a formação acadêmica. A oportunidade de monitoria propicia aos alunos um processo mais ativo de aprendizagem, capaz de construir uma relação modificadora e facilitadora do processo educacional. Torna o aluno-monitor um facilitador de conteúdo, dando novas oportunidade e experiências. Propicia a autonomia e integração entre os alunos e professores, sendo uma modalidade que contribui para a formação integrada dos alunos. É entendida como uma ferramenta de auxílio no processo ensino- aprendizagem, contribuindo na formação acadêmica de todos os envolvidos, auxiliando também os docentes no levamento das principais dificuldades dos alunos. Objetivo: Relatar a experiência dos monitores da disciplina de Clínica Integrada I do curso de Odontologia do Centro Universitário Fametro- Unifametro, e a contribuição no processo ensino-aprendizagem. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, no qual foi abordado a vivência com a monitoria no período de março a setembro de 2024 com os alunos do sexto semestre do curso de odontologia. Contando com a participação ativa dos docentes durante as práticas do semestre. Resultados e Discussão: Durante a participação da monitoria foi possível acompanhar os alunos durante suas atividades práticas. Podendo os monitores experimentam do campo da docência, além de aprofundar os conhecimentos teórico- práticos. Auxiliando na formação acadêmica dos alunos, que se sentem mais à vontade com os monitores para tirar dúvidas, permitindo maior assimilação do conteúdo, contribuindo dessa forma para o ensino-aprendizagem. Considerações finais: O projeto de monitoria permite o desenvolvimento de atividades e recursos que contribuem para o projeto ensino-aprendizagem, como via de mão dupla. Permitindo ao monitor desenvolver habilidades e recursos para auxiliar os estudantes, levando a constante busca de conhecimento e contribuindo para que os alunos que estão sendo auxiliados possam tirar suas dúvidas e ter melhor aproveitamento da disciplina.


Palavras-chave


Monitoria; Ensino; Relato de Experiência.

Texto completo:

PDF

Referências


Araujo, B.; Farias. E. Avaliação Psicológica: A monitoria como estratégia de ensino- aprendizagem. Relato de Práticas Profissionais, v.24, p.1-3, 2020.

Conto, C. et al. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica. Revista ciência em extensão, v.12, n.3, p. 88-94, 2016.

Gonçalves, M. et al. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Revista práticas educativas, memorias e oralidades, v,3, n.1, p.31-37, 2021.

Lins, L. et al. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Cientifica da Escola de Saúde. v.3, n.2, 2014.

Santos, F. et al. A importância do programa de monitoria: contribuição para a formação acadêmica. Brazilian Jornal of Development, v.7, n.9, p.87259-87266, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Franciane Lima de Sousa, João Antônio da Silva Machado, João Antônio da Silva Machado, Paula Ventura da Silveira, Paula Ventura da Silveira, Nayane Cavalcante Ferreira, Nayane Cavalcante Ferreira

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270