Produções científicas de enfermagem acerca da educação em saúde com pacientes hipertensos

Idayane Mendonça de Sousa Freitas, Juliana Mineu Pereira Medeiros, Manuela de Mendonça Figueredo Coelho, Sara Taciana Firmino Bezerra

Resumo


Este estudo teve como questão norteadora investigar quais são as produções de enfermagem que envolvem educação e saúde e como elas estão direcionadas ao paciente hipertenso? Buscou-se analisar os objetivos das produções, descrevendo as características estruturais. Realizou-se revisão integrativa, nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e MedLINE, com corte temporal do período de 2002 a março de 2012, nos idiomas português, inglês e espanhol. Observou predominância de fontes humanas na amostra; de método descritivo, período de 2009-2011; os artigos envolvem estudos desenvolvidos em Unidades Básicas de Saúde e nas bases de dados virtuais; nortearam suas publicações contemplando os profissionais de Enfermagem que desenvolvem atividades educativas com hipertensos e nos pacientes que participaram desse tipo de atividade. Conclui-se que as práticas desenvolvidas por enfermeiros nas atividades educativas ainda estão arraigadas ao modelo tradicional, o que mostra a necessidade de intervenção também em relação aos profissionais.


Palavras-chave


Enfermagem; Hipertensão; Educação em saúde

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Idayane Mendonça de Sousa Freitas, Juliana Mineu Pereira Medeiros, Manuela Mendonça Figueredo Coelho, Sara Taciana Firmino Bezerra

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270